segunda-feira, 19 de maio de 2008

Faltam flores e frutas no café




Faltam flores no café. Estão arrumadas as xícaras em desalinho. Detalhes de manchas de refeições passadas são sutilezas cromáticas.
Faltam frutas no café. O pardo pão decora a toalha. Delírios estéticos.
Faltam vozes no café. Resta a monotonia. O cântico lerdo do vento à distância e a cadeira vazia à frente.
A vida dela, a quantas anda!
Resquícios de imagens, pessoas, experiências.
As mãos indecisas repetem como máquinas as ações de todo dia.
A faca rasga o pão.
A faca passa manteiga.
A faca cega.
Chega a se distrair com o barulho que o maxilar faz ao triturar o pão. O som da solidão. Quando as cadeiras tinham vida, tinham donos, e ela se aborrecia com a briga das crianças, com a balbúrdia na mesa, não ouvia aquele som.
Isso é solidão. Deve ser.
Melhor ouvir uma música.
Melhor sair dali.
Faltam flores e frutas.
Mas, em poucos dias morrerão as pétalas.
Em algum tempo as frutas murcharão.
Deixa assim.
Faltam flores e frutas no café.

10 comentários:

Antonio Ximenes disse...

Uma mesa de refeição silenciosa... é o pior sintoma... é o clímax da solidão.

Eu lembro que a hora da refeição era a hora de infernizar os irmãos... rir... brincar.

Era a hora em que a mãe da gente dizia: Vai comer só isso !?? Tá com "fastio" !?!??

Era um ritual para reforçar laços na hora de encher a barriga.

Essas eram as verdadeiras flores... as verdadeiras frutas.

Lindo texto... de coração.

Abração.

Germana Accioly disse...

Oi Ximenes. Que bom que vc gostou do texto. Confesso que hesitei antes de postá-lo. ele veio como um sopro e somente depois de lê-lo pela primeira vez percebi que é nada mais, nada menos do que medo do futuro.

Leonardo Werneck disse...

Uma mesa sem som, sem olhares é muito ruim, como o Antônio disse, é o clímax da solidão.


É um texto que me fez pensar, pq tenho me sentido só mesmo com a casa cheia, só dentro de mim, mas cheio de amor. É um estar só estranho. Um dia passa.

Beijos

Germana Accioly disse...

leonardo,

tudo um dia passa. a questão é COMO passa. às vezes a gente está sozinho, mas com o coração aquecido. Às vezes, ficamos sentindo nossas dores no meio de um monte de gente. Quando me sinto assim, como vc se sente agora, penso que devo tirar proveito destas dores. "canário que muda pena dói"

Dante Accioly disse...

Lá em casa tem flores e frutas e cadeiras ocupadas e espaço para ti e para os teus.
:)
Prima, saudade de ti!

Mack disse...

O texto tá lindo e doce, como não esteve o café da manhã. Mas também me preocupou... Te ligo hoje à tarde!

Beijo, minha amiga amada!

Germana Accioly disse...

=Dante, e como são inesquecíveis os cafés da manhã na tua casa. Experiências com as cafeteteiras, conversas sem fim..... saudade tb!
=Mack, hoje acordei querendo comprar uma garrafa térmica pra manter meus cafés mais quentinhos.... coincidência ou não, ganhei flores de manhã. As frutas estavam lá, eu não as via. Aí o celular tocou, ouvi uma voz amiga! Era tu com tua parabólica sintonizando meu canal.
beijo!

Mack disse...

Passei de novo pra desejar um Feliz Aniversário. Mas não desses parabéns da boca pra fora. Mando um parabéns de coração, desejando que tua nova idade te traga ainda mais alegria e saúde.
E que a maturidade aperfeiçoe tua paciência, fé e talento.

Bom dia, bom ano! Te adoro muitoooo, viu?

Beijo!

Antonio Ximenes disse...

Germana.

Eu sou "inxirido" mesmo... eu descobri pela Mack que hoje é o teu dia.

Sendo assim.

Vou ousar te desejar Feliz Aniversário... de coração blogueiro para coração blogueiro.

Te desejo frutas e flores e que este dia seja sempre de renovação.

Abração forte do Pitoresco que vos tecla.

Germana Accioly disse...

Queridos,

de blogueira para blogueiros, eu me senti muito feliz com estas mensagens! beijo grande

Horizonte

 Pausar.  Simples e necessário! Tempo restaurador. Arrumar as gavetas da cabeça, acariciar a alma, alentar as dores, afagar os prazeres. Fec...