quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Salete no céu



Se Manuel Bandeira tivesse conhecido nossa Salete, certamente teria escrito um poema.
Um poema de amor, um poema de admiração ou de louvor.
Ele descreveria uma pernambucana intensa, uma mulher de olhar doce, uma criatura pura.
Ele ainda falaria do bairro do cordeiro, do mercado, da feira.
Falaria que onde ela passava deixava um rastro, uma marca.
Eu li outro dia um poema de Manuel Bandeira que dizia assim:

Irene no céu


Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.


Imagino Irene entrando no céu:
— Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
— Entra, Irene. Você não precisa pedir licença

Quando nossa Salete, a minha Tia Salete chegou lá no céu, organizou logo um pastoril, foi recebida com fogos e com alegria. São Pedro escolheu a melhor túnica e os anjos organizaram logo um sarau.
Me imagino e sempre me imaginarei ao lado dela recitando poesias, cantando músicas e vendo o por do sol. Aquele foi o nosso céu.

5 comentários:

Sales disse...

Fiquei encantado por "tia" Salete, mesmo sem conhecê-la, só pelo que você falou dela.
É verdade, Manuel Bandeira não se faria de rogado.
Abraços.

Germana Accioly disse...

Pois é.... ela viraria personagem dele, tenho certeza.

Ana Luiza D'Accioli disse...

Mana, que lindas essas palavras pra Tia Salete! Ela deve estar recitando esses versos em prosa no pastoril de São Pedro!
Beijo

Germana Accioly disse...

Ana,

Obrigada por compartilhar comigo esta lembrança :)

livya Nelly disse...

ow Mana linda,concerteza sua madrinha viu,ela te amava muito,tenha certeza disso.
TE AMO..

Horizonte

 Pausar.  Simples e necessário! Tempo restaurador. Arrumar as gavetas da cabeça, acariciar a alma, alentar as dores, afagar os prazeres. Fec...