terça-feira, 8 de junho de 2021

Pelo Recife adentro



Saudade de andar no entorno do Mercado de São José.

De me enfronhar pelas ruas estreitas

Lotadas de sabor e de sol

Em algum momento um vendedor me ofereceria inhame

O outro gritaria, estridentemente:

- Abacaxi é um real!!!!

Saudade de conversar com a minha freguesa da batata doce.

- Vai de branca ou de roxa esta semana????

E o cheiro das especiarias

Das ervas

Das flores

E as sacolas pesando na minha mão

E mesmo assim, passando pelas castanhas,

Peço um quilo bem pesado

E o sol vai subindo, a pino

O suor desce pelos braços

E as goiabas passam por mim, encantando

A maresia trazida pela barraca dos peixes

A vontade de comprar uma rede...

Uma vassoura nova, talvez.

A última parada, o caldo de cana

- Com limão e muito gelo, por favor!!

Pra aplacar a saudade

Pra esquecer o calor

Pra matar esta saudade

Saudade de mim mesma.

Tempo bom

Do tempo em que o mise en place

Começava na rua da Praia.

Nenhum comentário:

Horizonte

 Pausar.  Simples e necessário! Tempo restaurador. Arrumar as gavetas da cabeça, acariciar a alma, alentar as dores, afagar os prazeres. Fec...