segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A verdade é revolucionária.




Estou no sexto andar de um prédio, numa ilha. 
De buzinas. De Sirenes. De stresses.
Estou na sala 601 de um prédio sem charme. 
Estou refugiada.
Não me agradam os móveis puídos, não me apetecem as persianas, ou a paisagem volante de mosaicos vermelhos e brancos que piscam conforme os freios.
Mas muito me agrada a solidão. 
Que arruma as gavetas dos sentimentos, que ordena as dores.
Hoje foi um dia cheio. Um parto. Pari um filho hoje.
Sentada aqui, sozinha neste pardieiro, sinto minhas forças voltando.
E me vem o amor que é o amor de mãe. A verdade que é ser mãe. A revolução.
Sigo o olhar sobre meu filho e desejo um abraço perpétuo. Um afago obedece a alma.
Hoje eu pari meu filho de 15 anos. Pari para a vida.
Foi tão difícil arrancar este menino com o olhar naif de dentro de mim!
Foi tão intenso admitir que ele não cabe mais no meu ventre, que ele cresceu!
E, no entanto, sinto o quanto fizemos bem um ao outro.
O telefone toca e é ele. "Vou fazer diferente agora”, confessa.
Vai, sei que vai. Porque hoje ele abriu os olhos. Com minhas palavras arranquei sua venda. Quem sabe, eu mesma a mantinha ali.
Sua voz cambaleante parece mais séria. Algo de sua inocência se foi desde a manhã.
Dos tantos partos, este foi dos mais dolorosos.
O menino vinha ao meu lado simbiótico, enlaçado. Teimava em não crescer. 
Partiu.
Daqui de cima da tal sala comercial, esperei todos irem embora para sentir minha contração de expulsão. 
Expeli um humanista. Se índigo, se mestre, se médium...
Foi a melhor parte de mim.
E do alto do sexto andar, minha vida continua. Escrevo, falo, atendo ao telefone.
Era ele.
Confirmando que a partir de agora está mais inteiro do que nunca.
Vou esperar o rush passar e voltar pra casa. 

6 comentários:

Ana Luiza D'Accioli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Luiza D'Accioli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Luiza D'Accioli disse...

tentando mais uma vez:
te amo. e amo luís. e amo tudo o que é vivo e vem de ti.

Germana Accioly disse...

Você é parte desta vida. te amo muito, Ana!

eleica disse...

Lindo Mana!!!

raquel medeiros disse...

Aquele papo de maternidade que tivemos... é tão verdadeiro nos teus gestos, na pupila dilatada, que nascestes pra isso (também).

Me parece, do alto aqui do nono andar e da minha inexperiência no assunto, que não é à toa que entre 'parir' e 'partir' não tem muita diferença... fiquei pensando no que seria esse T que as difere. Mas isso é assunto pra outra história... rs

Teus filhos têm um olhar muito terno, fraterno, amável.
A cada dia minha admiração aumenta, como se eu me encantasse pelas coisas verdadeiramente reais.

Horizonte

 Pausar.  Simples e necessário! Tempo restaurador. Arrumar as gavetas da cabeça, acariciar a alma, alentar as dores, afagar os prazeres. Fec...